Palco 3.0!

Palco 3.0

A empresa UBBIN Labs iniciou um projecto denominado Palco 3.0 – Sistema Web Inteligente de Apoio à Gestão de uma Rede Social na Área da Música, que terá início em Janeiro de 2009 e que será concluído em Dezembro de 2011.

Trata-se de um projecto de Co-Promoção de I&DT, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), liderado pela empresa UBBIN Labs, Lda e tem como parceiros o INESC Porto (através das Unidades USIC e UTM e dos grupos LIAAD e CRACS do INESC Porto Laboratório Associado) e as Faculdades de Engenharia, Ciências e Economia da Universidade do Porto.

O Palco 3.0 visa a evolução da plataforma base de um portal de conteúdos musicais já existente (http://palcoprincipal.com/), com o objectivo de fomentar e maximizar a automatização e inovação de vários processos, tais como a identificação de conteúdos, classificação automática, pesquisa selectiva, organização, partilha, recomendação e tratamento inteligente de todo o tipo de dados envolvidos (músicas, preferências, textos, fotos, posts, entre outros).

Com este projecto, pretendem-se diversas inovações científicas e tecnológicas nas áreas da Análise de Sinais Áudio musicais, de Machine Learning e Data Mining, dos Sistemas Web adaptativos, e mesmo na área da Inteligência Colectiva e plataformas colaborativas.

Objectivos do Projecto

O projecto Palco Principal 3.0 tem como objectivos gerais:

  • A implementação de sistemas inteligentes e colaborativos de apoio à decisão
  • O melhoramento da usabilidade
  • Maximizar a automatização e inovação de vários processos críticos, como a identificação, pesquisa selectiva dos conteúdos, organização, partilha e tratamento inteligente de dados.

Características Inovadoras

As principais características inovadoras do Palco Principal 3.0 são:

  • Adaptação automática das páginas;
  • Ferramentas de monitorização da actividade do portal com vista à sua adaptação dinâmica
  • Produção de conhecimento recolhendo e tratando dados em contínuo (áudio, acessos, meta-informação).
  • Sistemas de afinidade e proximidade social

Notícias relacionadas

http://bip.inescporto.pt/89/noticia08.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *